Rumo a uma Sociedade Cibernética (Blog N. 353 dentre os 599 Blogs do Painel do Coronel PaiM)

sábado, 3 de julho de 2010

Autoestima, confiança e amor para as crianças (Danuza Peixoto)

Claudia Siqueira
OMOEditor
| Categoria: Aprendizado Sem Comentários

O post sobre Bulling que a gente publicou há algum tempo gerou muito interesse entre as mães que passam por aqui. E por isso queria ouvir as ideias de vocês sobre a autoestima das crianças. Afinal, parece-me que crianças com uma autoestima saudável são mais confiantes, mais felizes, tem bom humor, sabem conversar e debater... Você concorda que tudo isso é importante para não se envolverem em casos de bulling?

Então pensei: afinal, o que é a autoestima para as crianças?

Encontrei no ClicFilhos a ajuda para entender que ao longo do seu crescimento a criança está construindo a imagem que tem de si mesmo. Enquanto se desenvolve, muitas atitudes e experiências vão ser importantes para que ela tenha uma autoestima saudável. Então, penso que, antes de tudo, a criança tem que se sentir bem consigo mesma e aprender a valorizar tanto suas características físicas quanto suas habilidades e atitudes, não é? Aqui encontrei alguns livros infanto-juvenis com histórias bem legais para a criança trabalhar a questão de ser diferente.

Gostei muito desse link aqui também, com exemplos de como podemos entender se as crianças têm baixa autoestima ou se é só um comportamento diferente, coisa que pode ser normal quando estão crescendo e descobrindo seus próprios jeitos. O pessoal do Guia Infantil também concorda que faz diferença passar tempo com os filhos e demonstrar interesse por eles. Não só para reconhecermos quando aparece algum comportamento que precise de nosso cuidado especial mas também para que se sintam acolhidos.

Uma dica que chamou a minha atenção lá é sobre criar oportunidades de demonstrar o amor que sentimos pelos pequenos. Claro que amamos nossos filhos, mas será que demonstramos com beijos, abraços, bilhetes carinhosos, atenção e outros? Outra coisa que li é que a companhia da mãe faz a criança se sentir valorizada; quando a gente entra na brincadeira deles, então... brincando de igual para igual mostramos respeito à invenção e criatividade deles.

Outra dica que acho bem legal (e que me lembrei de já ter deixado aqui) é contar histórias junto com as crianças, uma atividade super gostosa para fortalecer a convivência entre mães e filhos.

Para saber mais sobre o assunto, tem também esse especial da revista Veja, que é muito bom.

Encontrei muitas coisas legais por aí, mas e o que vocês acham? Costumam pensar na autoestima das crianças? Vamos compartilhar aqui e debater sobre o assunto!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial