Rumo a uma Sociedade Cibernética (Blog N. 353 dentre os 599 Blogs do Painel do Coronel PaiM)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A EDUCAÇÃO RELIGIOSA DOS FILHOS (PASTORA SIMONE PAIM 1236)

1) Qual é o princípio básico da educação religiosa numa família cristã?
O princípio é o mesmo estabelecido no livro de Deuteronômio 6.4-9 que diz: "Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas". Os pais que conhecem e servem a Deus devem apresentá-lo aos filhos. 1) Através sua vida de comunhão com Deus; 2) Através do ensino bíblico; 3) Através da culto doméstico e 4) Através do relacionamento da família com a igreja onde são membros. A Escola Dominical tem um papel imprescindível como apoio ao trabalho dos pais na educação religiosa dos filhos.
2) Muitas vezes, os pais se tornam uma espécie de "ditadores da verdade", e os filhos acabam se afastando mais ainda da igreja... Então, como educar os filhos respeitando a máxima Bíblica do livre-arbítrio, mesmo que seja com seus próprios filhos?
Infelizmente, muitos pais aprenderam da forma errada e estão fazendo o mesmo com os filhos. O diálogo produtivo entre pais e filhos no que se refere ao evangelho acontece quando os pais respeitam o direito dos filhos de escolher. Os pais podem convencer o filho com a verdade, se essa verdade não for imposta.
3) O exemplo dos pais em relação a sua convicção de fé é importante para convencer as crianças da Verdade?
Quando os filhos conseguem enxergar no pai um amigo, um irmão, um sacerdote e um homem de fé que reflete as marcas do caráter de Cristo em sua vida, eles passam a entender que vale a pena servir ao Deus que eles servem. As crianças aprendem muito mais vendo do que ouvindo. Se houver incoerência entre o que os pais vivem em relação ao que falam, eles nunca serão convencidos da verdade ensina pelos pais.
4) Os pais devem obrigar seus filhos a freqüentarem a igreja?

Pais que não respeitam os filhos e tentam pela força da imposição prendê-los na igreja, nunca serão bem sucedidos na sua missão. Os filhos precisam enxergar o amor de Deus nos pais, isso faz toda a diferença no processo de educação religiosa. O amor também é demonstrado através do respeito em relação às escolhas. É claro que os pais devem fazer de tudo para influenciar os filhos para que eles façam sempre a melhor escolha, porém, a Bíblia diz que: "Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos". (Zc 4.6)
Qual é a fase mais crítica do filho em relação às suas convicções religiosas? (adolescência?)
A adolescência é uma fase de indefinição em quase todas as áreas da vida. É uma fase muito complexa tanto para o adolescente quanto para os pais, isto porque a maioria dos pais não estão preparados para lidar com as implicações deste tempo na vida do filho. Quantos pais perderam os filhos nesta fase, tudo por falta de compreensão e tato para lidar com as mudanças físicas, emocionais e sociais na vida.
7) Qual tem sido o maior erro dos pais na criação religiosa dos filhos?
O maior erro que os pais cometem, é transferir a responsabilidade de educar para a igreja ou para uma "Escola particular Evangélica". Alguns pais pensam que a missão de educar religiosamente os filhos é da igreja, porém, a Bíblia diz que esta é uma responsabilidade dos pais (Dt 6), a igreja existe apenas para dar um suporte. Quando os pais assumem a sua missão com responsabilidade e o fazem de forma criteriosa ensinando sobre Deus com a sua vida, estudando os princípios bíblicos, ministrando através da oração, construindo relacionamento de amizade e realizando o culto doméstico, dificilmente eles perdem os filhos. É claro que mesmo fazendo tudo isso, há filhos que preferem tomar um outro caminho, porém os pais fizeram a sua parte e nunca vão sofrer com a dor do arrependimento.
8) Afinal, por que razões os filhos de evangélicos escolhem a mesma fé que a dos pais?
Os pais exercem grande influência sobre a vida dos filhos tanto para o bem quanto para o mal. Quando os filhos de pais evangélicos decidem seguir o mesmo caminho dos pais, é porque os pais conseguiram convencê-los de que vale a pena seguir a Cristo como Senhor e Salvador.
9) Qual deve ser o nível de diálogo entre pai e filho nesse processo de criação? (têm pais que não permitem questionamentos...)
Só é possível compreender o outro em qualquer relacionamento, quando existe a prática do diálogo onde um ouve e o outro fala e os dois tem a liberdade para perguntar e ser perguntado. Hoje, com a velocidade em que as informações chegam, os pais não podem apenas dizer que praticar isso ou aquilo é "pecado ou errado". Os nossos filhos hoje questionam muito mais do que nós questionávamos quando éramos pré-adolescentes. Os pais que não dão aos filhos a liberdade de questionar, com certeza terão filhos dando muito trabalho dentro e fora dos portões do lar. Nossos filhos precisam de respostas bem fundamentas para que eles fiquem convencidos das verdades do Evangelho e vivam para glória de Deus.
10) Quando o filho não fica na igreja, a culpa é da criação dos pais? (muitos pais se culpam pelas escolhas dos filhos...)
A Bíblia diz que os filhos são como flechas nas mãos do guerreiro que é o pai (Sl 127). Se o pai é o guerreiro e os filhos as flechas, quem dá a direção para as flechas? Se é o guerreiro, então de uma forma ou de outra, os pais tem responsabilidade sim na escolhas que os filhos fazem. Quando os pais instruem, mostram o caminho, procuram ser um bom exemplo a ser seguido e aplicam a disciplina com equilíbrio, desta forma eles estão influenciando os filhos para que façam a escolha certa. Como disse anteriormente, nem tudo sai como os pais planejam, mas o importante é cumprir a missão com responsabilidade.
1) Existe algum tipo de regras, dicas, para os pais seguirem no que tange à educação dos filhos?
Algumas regras que podem ajudar: 1) Lembre-se que presença vem antes de presentes; 2) Procure sempre mostrar que disciplina é um ato de amor; 3) Nunca de carinho sem impor limites; 4) Ensine a verdade praticando-s; 5) Conte sua história aos filhos; 6) Seja amigo pessoal deles; 7) Não anule a disciplina que foi aplicada; 8) Ensine-os a submeter a dor da disciplina fazendo o que não gosta hoje, para ter o que dá prazer amanhã.
Fonte: www.josuegoncalves.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial